A cidade maravilhosa é o seu destino dos sonhos? Descubra os 10 lugares que você não pode deixar de visitar em sua viagem ao Rio de Janeiro.

Pão de Açúcar 
O portal de entrada da Baía de Guanabara, um dos símbolos do Rio de Janeiro, a sobreposição dos morros da Urca e do Pão de Açúcar é um monumento natural, e visitá-lo pessoalmente é quase que obrigatório quando se vem à cidade. Do alto de seus picos, rodeados por águas, alguns dos mais belos pontos de vista do Rio. Inaugurado em 1912, seu bondinho está entre os três primeiros teleféricos do mundo. Também é possível subir o Morro da Urca, o primeiro dos dois morros, a pé, através de uma trilha fácil de fazer e bem sinalizada. Quando descer, aproveite para conhecer de pertinho o bairro da Urca com todo o seu charme: caminhe pela Praia Vermelha, aos pés do Pão de Açúcar, e quem sabe aviste uma tartaruga marinha beirando a costa; siga até a famosa mureta da Urca, na parte interna da Baía de Guanabara, virada para a Enseada de Botafogo, ela está rodeada de botecos tradicionais e gente contente e descontraída, tomando uma cervejinha no belo entardecer carioca. É uma programação imperdível!

Corcovado/Cristo Redentor
Cartão-postal numero 1 do Rio (ou melhor, do Brasil), e uma das sete maravilhas do mundo, a icônica montanha do Corcovado e sua natureza exuberante, cujo cume é habitado pela famosa estátua do Cristo Redentor e seus braços abertos, é, sem dúvida nenhuma, a primeira imagem que nos vem à mente quando se fala em Rio de Janeiro. A vista lá do alto é fantástica, você tem toda a cidade e seus arredores dentro do seu campo de visão. A estátua, presente dado pelos franceses em 1931, tem 38 metros de altura e pode ser capturada em ângulos incríveis para fotos especiais. Para acessar o alto do Corcovado, existe a opção do trenzinho, com base no Cosme mesmo trajeto desde 1884. Há também a possiblidade de subir de carro ou a pé, pela estrada das Paineiras. Clichê ou não, não importa: vale a pena subir para ver o Cristo de perto e a cidade de cima, pelo menos uma vez.

Floresta da Tijuca
No coração da cidade, no meio do caos do Rio de Janeiro, a paz e a esperança coabitam em harmonia com a natureza exuberante da Floresta da Tijuca, prova viva de que é possível recuperar áreas devastadas: sua
mata é resultado do primeiro grande projeto de reflorestamento no mundo, iniciado em 1861, depois que as fontes e os rios quase secaram devido ao desmatamento. Hoje, a Floresta da Tijuca abriga inúmeras espécies de plantas e animais, diversos rios e cachoeiras, mirantes e picos, formando o Parque Nacional da Tijuca, uma das mais importantes florestas urbanas do mundo. São diversos os acessos ao Parque Nacional da Tijuca. Entretanto, não deixe de fazer pelo menos o tour principal, com acesso pelo Alto da Boa Vista, passando por algumas das principais cachoeiras do parque e pelo Centro de Visitantes. É um ótimo lugar para fazer um pic-nic, mas, por favor, não alimente os quatis e leve o seu lixo para ser descartado em local apropriado. Não esqueça o repelente, a água e uma câmera para registrar memórias inesquecíveis desse momento mágico nessa floresta tão especial!

Copacabana, Arpoador & Ipanema
As praias mais queridinhas da cidade não podem ficar de fora do seu roteiro! Ao mencionar seus nomes, parece que o tempo para e que se ouve ao fundo uma bossa nova mansinha a tocar… Sim, mesmo com o passar dos tempos, elas ainda merecem sua visita! Sendo uma bem pertinho da outra, que tal conhecer as três de uma só vez? Começando por Copacabana, praia mais famosa da cidade, em seu formato de meia lua e seu calçadão inconfundível, com ondas desenhadas que dão balanço ao seu caminhar, o posto seis é onde a água do mar é mais tranquila para se banhar, e fica bem pertinho do Forte Copacabana, onde você encontra charmosos cafés e lindos lugares para fotos. Seguindo para oeste, uma das praias e dos bairros mais badalados do Rio: Ipanema. Em suas areias, do posto 8 ao 10, você vê de tudo: gente do mundo inteiro, das origens mais diversas, comércio variado e comerciantes inusitados, esportes (muitos esportes), famílias, enfim, a vida acontecendo bem ali, ao seu lado, em cima da areia, sob o sol e em frente ao mar, tudo isso com o morro Dois Irmãos como plano de fundo perfeito, contrastando com as cores do céu, podem surgir fotos maravilhosas! É fim de tarde? Então corra para a Pedra do Arpoador! Siga na contagem regressiva dos postos, é aquela pedra na ponta da curva da praia. O mar por ali também é sucesso para banho, e costuma ficar bem clarinho, mas cuidado com os surfistas. Já é hora? Suba a pedra e assista ao sol se pondo, fantástico, depois de um dia inesquecível! Pode aplaudir – aliás, essa prática é superbem vinda e bem vista entre os cariocas. Afinal, um lugar bonito e privilegiado como esse merece todas as honras!

Escadaria Sélaron
A escadaria entre Santa Teresa e a Lapa, batizada com o nome do artista que a eternizou, é, de acordo com o próprio Jorge Sélaron, “uma homenagem ao povo brasileiro”. Começou como uma tentativa de disfarçar o péssimo estado de conservação da escadaria em frente à sua casa e terminou como um dos mais belos e mais visitados pontos da cidade. São 215 degraus cobertos por mais de 2.000 azulejos recolhidos entre mais de 60 países pelo mundo. Muitos desses azulejos foram pintados à mão pelo próprio Sélaron. Imperdível a visita!

Santa Teresa
Subir este bairro é como viajar no tempo. Reduto de artistas e dos boêmios, o bairro guarda todo o charme de cidade pequena, bem no Centro do Rio de Janeiro. O bondinho que circula é bem parecido com aquele que circulava na metade do século XIX. Os casarões antigos, a natureza, os paralelepípedos, os mirantes, a beleza nos detalhes, o sotaque internacional daqueles que ali frequentam, Santa Teresa inspira arte. Não é por acaso que possui diversos Centros Culturais, cinema, galerias de arte e museus. Fora isso, conta com restaurantes, bares e bistrôs de dar água na boca. Ainda tem movimentação à noite, com muita música ao vivo e rodas de samba nos finais de semana. Santa Teresa tem que estar na sua listinha do que ver no Rio de Janeiro!

Lapa
A Lapa é, definitivamente, a casa da boemia carioca. Todos os estilos se encontram lá! Com uma vasta diversidade de casas noturnas, bares, restaurantes, casas de shows e espetáculos no mesmo bairro, o que não falta é opção de entretenimento durante todos os dias da semana! Nem que seja a céu aberto, sob os icônicos Arcos da Lapa, você encontrará gente se divertindo, muita música e muita coisa para ver. Como em toda aglomeração de gente, é
importante ter o cuidado redobrado com seus pertences pessoais, e assegure-se sempre de consumir de locais confiáveis. Fora isso, abra seu sorriso e divirta-se no bairro mais agitado do Rio de Janeiro!

Boulevard Olímpico
A Zona Portuária da cidade, antes sombria, suja, cruzada por um viaduto cinza, hoje é um calçadão de quase 4km de extensão, repleto de arte, modernidade e voltado para as pessoas, como legado dos Jogos Olímpicos de 2016. Nele, você encontra o AquaRio, o Museu do Amanhã, o Mural Etnias do artista plástico Kobra (maior painel grafitado a céu aberto do mundo), vários armazéns onde não raro acontecem diversos programas culturais, a Praça Mauá com suas frequentes feiras de pequenos produtores, e muito mais. Uma das formas de acesso ao Boulevard Olímpico é pelo VLT, mas um passeio de bike pela Zona Portuária, desde a Praça XV, também pode ser muito legal!

Aterro do Flamengo
O Aterro do Flamengo é um complexo de lazer construído sobre diversos aterramentos feitos na região durante o século XX. Ele vai desde o aeroporto Santos Dummont, no Centro da cidade, até a Enseada de Botafogo, na Zona Sul, passando por diversos pontos formidáveis como o Museu de Arte Moderna, o Monumento dos Pracinhas, a Marina da Glória, a Praia do Flamengo, por exemplo. A diversidade da flora, formada, principalmente, por espécies nativas selecionadas por Burle Marx, é impressionante. A riqueza vegetal atrai muitas aves. Para a travessia em direção à Praia do Flamengo, foram construídas passarelas com curvaturas suaves sobre as pistas expressas e também algumas passagens subterrâneas. As pistas são fechadas para os carros nos domingos e feriados, das 7h às 18 horas, priorizando o uso do espaço pelos frequentadores do parque. Ocasionalmente, as pistas são usadas para competições de atletismo e ciclismo, e diariamente muito esporte é praticado por ali. Durante o carnaval, este é um dos principais roteiros dos blocos de rua.
Tudo isso com uma vista de arrancar suspiros!

Maracanã
O estádio Mario Filho, famoso Maracanã, é considerado o templo do futebol brasileiro. No coração da Zona Norte da cidade, este estádio já foi palco de confrontos históricos e cenas inesquecíveis do futebol mundial. Já sediou Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América, Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA, bem como cerimônias de abertura e de encerramento desses eventos, além de shows e outros espetáculos. O milésimo gol do Pelé foi lá. Assistir à força das torcidas é som que ecoa e a gente nunca esquece. Ele, que já foi o maior do mundo, hoje, sem dúvidas, é o estádio mais amado e merece sua visita!

Pedra Bonita
Um dos picos da Floresta da Tijuca, a Pedra Bonita se destaca por ser uma trilha considerada leve e relativamente fácil, sem grandes obstáculos, e que como recompensa te dá uma vista de tirar o fôlego! Mesmo se você não tem porte de atleta, essa trilha pode ser realizada sem medo.
Apesar de íngreme em alguns trechos, ela é bem tranquila, tem boa circulação e boa conservação. Lá do alto, as pessoas costumam praticar yoga, meditação ou simplesmente contemplar a beleza da cidade de um ângulo espetacular! Isso tudo, bem de frente para o rosto do Gigante de Pedra da Pedra da Gávea, o que torna esse passeio muito mais especial.

SOBRE O BLOG

Travel Studio Rio

Somos um time de mulheres apaixonadas pelo Rio de Janeiro. Após 10 anos desenvolvendo roteiros personalizados para viajantes que sonhavam conhecer o Rio podemos dizer entendemos bem sobre a cidade. 😀
Gostaríamos de dividir com vocês: aventuras inesperadas, lugares inspiradores e amizades duradouras na cidade do Rio de Janeiro.
Seja bem-vindx a nossa rede de apoio para que viajantes se sintam bem acolhidxs e orientadxs em suas experiências no Rio de Janeiro.

Travel Studio Rio

We are a team of women passionate about Rio de Janeiro. After 10 years developing personalized itineraries for travelers who dreamed of visiting Rio, we can say that we understand the city well. 😀
We would like to share with you: unexpected adventures, inspiring places and lasting friendships in the city of Rio de Janeiro.
Welcome to our support network so that travelers feel welcome and guided in their experiences in Rio de Janeiro.

SIGA-NOS

LinkedIn
Instagram
Pinterest

FOLLOW

LinkedIn
Instagram
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Iniciar conversa
1
Olá, podemos lhe ajudar?