PRAÇAS RIO DE JANEIRO
PRAÇAS RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro é repleto de praças aonde a vida sociocultural acontece.
Conheça algumas das principais praças da cidade!
Praça Tiradentes
Localizada no centro da cidade, a Praça Tiradentes é uma das praças de grande importância na história do Rio de Janeiro, ganhando destaque em diversos momentos ao longo dos séculos. Com origem no século XVII, a praça já foi batizada de diversos nomes: Rossio Grande, Campo dos Ciganos, Campo Polé, Praça da Constituição, e, apenas no final do século XIX, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, foi então batizada de Praça Tiradentes. Entre seu os maiores destaques, está o monumento à D. Pedro I, considerado o primeiro monumento em bronze do Brasil, de 1862, que foi fundido na França pelo estatuário Louis Rochet, com provável participação de Auguste Rodin, de quem ele era discípulo na época. O monumento foi erguido em homenagem à primeira Constituição do Brasil, promulgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. Na época, a Praça Tiradentes era conhecida como Praça da Constituição, pois foi lá onde D. Pedro l jurou a Constituição Política do Império, no Real Teatro São João, atualmente, o Teatro João Caetano. No seu entorno, o Rio Antigo ainda suspira. Casarios que datam do século XVIII até a contemporaneidade compõem a vizinhança. Bem perto dali estão dois dos mais importantes teatros cariocas: o Teatro Carlos Gomes e o Teatro João Caetano.
Também em seu entorno se localizam alguns estabelecimentos tradicionais centenários, como o Real Gabinete Português de Leitura, a antiga Gafieira Estudantina e o Bar Luiz, já não mais existentes, o IFCHS, o Centro Cultural Carioca, dentre outros pontos importantes da região central do Rio. Rodeada de bares e bem próxima à Lapa, é ainda um ponto de encontro da boemia carioca. Mensalmente, acontecem diversas feiras culturais, rodas de samba e forrós, sem falar da sua importância durante o carnaval.
Praça São Salvador
No coração do bairro do Flamengo, bem perto do bairro das Laranjeiras, escondidinha entre os prédios residenciais, está a Praça São Salvador, uma das mais charmosas, queridas e bem frequentadas praças da cidade. Ela é dotada de um parquinho infantil e um coreto, além de ser cercada por bares e restaurantes e comércio bem estabelecido. O local é considerado seguro, mesmo durante à noite. Hoje, a Praça São Salvador é um espaço público revitalizado e reconhecido como lugar aprazível e reduto de músicos cariocas, que organizam as semanais rodas de choro e de samba, além de eventos musicais aleatórios que costumam acontecer lá. A praça tem público cativo que inclui moradores e visitantes apreciam a boa música. Durante o carnaval, a praça vive cheia e repleta de eventos e de blocos. O sucesso e a qualidade dos eventos, trouxe adeptos de outros bairros. Na praça também acontece uma feira de artesanato, aos domingos. O clima família é cativante, e vale sua visita.
Praça General Osório
A Praça General Osório é a famosa porta de entrada de Ipanema. A poucos minutos a pé da praia e com acesso ao metrô e às principais ruas e avenidas do bairro, a praça é muito bem localizada. Rodeada por comércio, bancos, supermercados, bistrôs, bares e restaurantes, sempre há movimentação por perto. Todos os domingos, desde 1968, acontece ali a tradicional Feira Hippie de Ipanema, além de outras feiras como a livre e a de alimentos orgânicos durante a semana. Esta praça é também o berço do tradicional bloco Banda de Ipanema, em atividade animando a praça desde
1964.