ONDE COMPRAR NO RIO DE JANEIRO
Não precisa mais procurar. Aqui você vai saber exatamente onde encontrar o que quer comprar. Criamos um guia de compras no Rio de Janeiro para você.
CENTROS COMERCIAIS
É o primeiro lugar que nos vem à mente quando queremos comprar algo. No Rio, você encontra uma diversidade enorme de galerias e shoppings centers em todas as regiões, onde há desde lojas de marcas locais, multimarcas e as melhores marcas internacionais.
Alguns dos principais shoppings centers estão sobretudo na Zona Sul e na Zona Oeste.
*Zona Sul: Botafogo Praia Shopping, Rio Sul, Galeria River, Shopping Leblon.
*Zona Oeste: Rio Design, Fashion Mall, Village Mall, Barra Shopping e Shopping New York.
COMÉRCIO POPULAR
O Rio conta com vários complexos de comércio popular. Os dois mais famosos estão no Centro, e ficam na saída do metrô da Uruguaiana. São o camelódromo e a SAARA, reunindo quarteirões de lojas de tudo o que você possa imaginar, normalmente com os melhores preços. Pensou em alguma coisa? É bem provável que lá tenha, talvez não da melhor qualidade, mas com certeza com a maior variedade.
FEIRAS
Um jeitinho bem carioca de fazer compras é indo às feiras.
Nelas, o ato de comprar se torna um programa leve, divertido, e com muita troca. Mesmo nas feiras livres semanais de frutas e legumes, como a da Glória (domingo) ou a da Praça General Osório (terça-feira), em Ipanema, é normal encontrar uma parte dedicada a outros artigos não necessariamente alimentícios – e não se surpreenda caso tenha até música ao vivo. Para acompanhar este passeio, pastelzinho com caldo de cana (com limão fica ótimo!) é tradicional, mas você também encontra comidinhas especiais como tapiocas variadas e até comida japonesa fresquinha!
Outra maneira bem rica e divertida de comprar são nas feiras sazonais de moda, artesanato e cultura, verdadeiros eventos que te colocam comprando direto do produtor, ou de alguém que conheça muito bem o que está sendo vendido. O produto ganha um outro valor, vem carregado de história e de cuidado. Essas feiras são muito comuns no Rio e sustentam toda uma rede de produtores locais. Além do mais, são excelentes programas onde é comum comer muito bem e se divertir com alguma atração cultural, ou seja, um verdadeiro eventão muito além das compras. Entre as mais conhecidas, estão:
1. Junta Local
2. O Mercado dos Estilistas Independentes
3. Tiradentes Cultural
4. Carioquíssima
Além dessas, existem outras feiras que moram no coração de quem vive no Rio de Janeiro, como:
*Feira de Antiguidades da Praça XV (com peças de colecionadores e muita quinquilharia fantástica para os amantes das coisas antigas),
*Feira do Lavradio, na Lapa, (quando a Rua do Lavradio fica repleta de barraquinhas de antiguidades, artesanato, acessórios, moda, artigos de decoração e muita música boa).
*Feira de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão (grande pavilhão que homenageia ao povo do nordeste que migrou para o Rio de Janeiro mas que trouxe consigo sua arte, sua cultura, sua gastronomia, que, mesmo não sendo natural do Rio, fazem parte da alma do brasileiro), ambas imperdíveis.
AMBULANTES
Você vai ver ambulantes vendendo de tudo em quase todos os lugares: nas praias, nas ruas, nas praças, até mesmo dentro dos transportes coletivos, como ônibus ou trem. São trabalhadores autônomos informais que criaram suas formas de se manterem provendo sustento. Não espere por qualidade ou garantia. Mas é impressionante como, muitas vezes, eles aparecem com o que você quer exatamente quando você mais precisa, por exemplo, quando um bikini arrebenta na praia ou quando os fones de ouvido param de funcionar dentro do metrô. Não vai ser o melhor bikini ou o melhor fone do mundo, mas, com certeza, vai salvar!