MUSEUS RIO DE JANEIRO
MUSEUS RIO DE JANEIRO
Fora todas as belezas naturais e atividades a céu aberto que a cidade tem a oferecer, o Rio de Janeiro conta com uma vasta lista de opções de museus e centros culturais para visitar. Não deixe de conhecer este riquíssimo lado cult do Rio!
Museu de Arte Moderna: MAM
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e da América Latina.
Em seu acervo, constam peças de Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outras. O edifício-sede do museu é uma obra de arte à parte, bem como seus jardins, localizados no Aterro do Flamengo. É um passeio interessante dentro e fora do museu!
Museu do Amanhã
Construído em 2015, o Museu do Amanhã surge como marco da revitalização da Zona Portuária. Aonde antes via-se um píer desativado, ganhou uma construção pós-moderna, tecnológica, e ao mesmo tempo orgânica e sustentável. Ele é um museu de artes e ciências, com a missão de alertar sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. O edifício foi todo projetado para ter eficiência energética, e suas espinhas solares se movem de acordo com as mudanças das condições do tempo. A exposição principal é majoritariamente digital e foca em ideias ao invés de objetos. O museu tem parcerias com importantes universidades brasileiras e instituições científicas globais e coleta de dados em tempo real sobre o clima e a população de agências espaciais e das Nações Unidas. O Museu do Amanhã eleva a cena científica, artística e cultural da cidade, engajando-a ainda mais no seu compromisso declarado com o planeta Terra.
MAC
O Museu de Arte Contemporânea, MAC, tem o formato de um disco voador ou de um cálice, e foi um dos trabalhos mais emblemáticos do arquiteto Oscar Niemeyer. Instalado no Mirante da Boa Viagem, em Niterói, com sua fachada futurista, você pode desfrutar de vistas panorâmicas tanto do lado de fora do museu, quanto do lado de dentro. Fora as mostras de arte contemporânea, são inúmeras as atividades que ocorrem no museu com o intuito de incentivar a produção artística a transgredir os espaços internos e se expor em espaços públicos, justamente aonde estão as pessoas que não são do mundo da arte.
Museu Histórico Nacional
Este belo museu localizado na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade, é dedicado à História do Brasil. Foi criado em 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil e possui um vasto acervo constituído por cerca de 300 mil peças, que correspondem a 67% do patrimônio museológico brasileiro. São manuscritos, iconografia, mobiliário, armaria, esculturas, indumentária, entre outros itens da coleção. O conjunto arquitetônico de estilo neocolonialista foi construído sobre o que restou dos antigos Forte de São Tiago e da Prisão do Calabouço. É um passeio nos séculos de história da cidade e do Brasil.
Museu de Arte do Rio
Com o teto ondulado feito as ondas do mar unindo o antigo palacete de D. João VI, que funciona como uma escola de artes, e o prédio modernista, aonde se encontram as exposições, o Museu de Arte do Rio une peças importantes da história do Rio de Janeiro e obras de artistas contemporâneos. Uma mistura interessante como o próprio Rio, ponto de fusão de tantas culturas, influências e tempos. É um tour imperdível!