ALMOÇO: RIO DE JANEIRO
PARA EXTERMINAR A FOME
Há alguns pratos tradicionais que fazem parte da cultura do Rio de Janeiro, conhecidos mundialmente, que você simplesmente tem que comer aqui, pelo menos uma vez.
Quando pensamos em “prato tradicional do Rio de Janeiro”, o primeiro que vem à mente é, sem dúvidas, a feijoada. Ela consiste basicamente em um cozido feito com feijão preto e carne de porco, acompanhada por arroz, farofa, couve e rodelinhas de laranja. A laranja, por conter vitamina C, ajuda ao nosso organismo a absorver a grande quantidade de ferro contida no feijão e na couve. É um prato pesado e bastante gorduroso, mas que dá bastante energia para o resto do dia e garante que você não sentirá fome tão cedo depois de se deliciar com esse prato tão querido. É tão parte da cultura, que não é raro de ter eventos especiais para comer feijoada, especialmente em locais aonde se escuta o samba.
Por ser um prato de forte influência africana, nascido, assim como o samba, da cultura negra, os dois casam muito bem – e combinam melhor ainda com a nossa tradicional caipirinha, de cachaça e limão. A farofa é um espetáculo à parte nesse prato: farinha frita e temperada com ingredientes dos mais diversos, ímpar na culinária internacional, já que é difícil encontrar algum prato parecido na gastronomia de outros países. Uma das mais famosas e saborosas farofas é a farofa de ovo, uma mistura crocante e molhadinha, de se apaixonar. Você pode também encontrar outras farofas, como a de bacon, a de banana ou a de alho, magníficos acompanhamentos para a sua feijoada, ou para diversos outros pratos que você vai encontrar por aqui.
Outro prato tradicional muito comum de se encontrar no Rio de Janeiro é o Filé à Oswaldo Aranha. Este prato, que consiste em um pedaço grande e suculento de filé mignon ou contrafilé bem temperado no alho, acompanhado normalmente por arroz branco e farofa de ovo, recebe o nome de um diplomata brasileiro do século XX, que sempre pedia este prato para comer. É delicioso e vale experimentar!
É muito comum também encontrar em qualquer lugar no Rio de Janeiro o querido galeto, um frango assado na brasa vendido desde em padarias até em restaurantes mais sofisticados. Suculento, geralmente também é acompanhado pela farofa e pelo arroz.
Se você gosta de comer frutos do mar, precisa conhecer o bobó de camarão! De consistência bem cremosa, este prato é um refogado de camarões, bem temperado, misturado com um creme de aipim e azeite de dendê e vem normalmente acompanhado com farofa de dendê (viu como a farofa está em todas?). Apesar de não ser nascido no Rio, este prato foi incorporado à cultura da cidade, e merece a sua atenção!