METRÔ RIO DE JANEIRO
METRÔ RIO DE JANEIRO UMA ÓTIMA OPÇÃO DE LOCOMOÇÃO
Existem três linhas de metrô no Rio de Janeiro: linhas 1, 2 e 4, que ligam a região central às zonas norte, sul e oeste da cidade. O trajeto é feito em dois ramais principais, operados por trens identificados com as cores vermelha (linhas 1 e 4) e verde (linha 2). Ao observar o mapa do metrô do Rio de Janeiro abaixo, pode-se perceber que as linhas se complementam de certa forma.
A linha 1, de cor laranja, vai da estação General Osório, em Ipanema, até a estação Uruguai, na Tijuca. A linha 2, de cor verde, liga a estação Botafogo, na Zona Sul, à estação Pavuna, que fica na Zona Norte. A linha 4, de cor amarela, vai da estação General Osório, em Ipanema, até a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.
As estações Botafogo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Glória, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas e Central, que ficam na região central do Rio de Janeiro, são comuns para ambas as linhas 1 e 2. Durante os dias úteis, se precisar trocar de direção em alguma dessas estações, basta desembarcar em qualquer uma delas e entrar na próxima
composição da linha que desejar. Em alguns dias específicos, como em finais de semanas e feriados, pode ser que a troca de linha seja realizada em alguma estação em particular, mas normalmente essas exceções são informadas em português e em inglês, portanto, fique sempre atento aos informativos.
O metrô dispõe de vagões destinados exclusivamente a mulheres, sinalizados com a cor rosa, nos dias úteis das 6h às 9h e de 17h às 20h.
Para a sua segurança, tenha cuidado com bolsas e mochilas nos horários de pico.
Os vagões costumam ser limpos e as estação estão bem cuidadas. Todas têm escada rolante e serviços, como lanchonetes, mas é válido frisar que não há banheiro em todas as estações.
Para ter o mapa do metrô em seu celular, baixe o aplicativo MetroRio. Com ele você consegue consultar os horários e definir suas todas.
Para o pagamento, o metrô aceita a compra das passagens em dinheiro (Real, apenas) diretamente nas bilheterias das estações, RioCard e também o cartão Giro, serviço pré-pago disponível em máquinas de autoatendimento nas estações.